É uma válvula que tem essa nomenclatura devido ao seu obturador ser uma esfera vazada. O fluido passa por ela quanto está totalmente aberta devidamente alinhada com a tubulação. Esse tipo de mecanismo é muito utilizado em industrias, por sua fácil utilização, resistência e durabilidade. Possui suporte resistente para a passagem de diversos tipos de líquidos e gazes.
Quando aberta a válvula permite a entrada de líquidos e gazes; quando fechada a abertura fica perpendicular ao sentido de fluxo, o que impede a passagem dos líquidos.
A principal função da válvula esfera é controlar o fluxo de fluidos que chegam a diversas tubulações. Por conta de seu ótimo funcionamento, as válvulas esferas é uma das mais utilizadas em industrias, principalmente petrolíferas.
A válvula esfera também desenvolve outros tipos de funções, como:
A válvula esfera apresenta uma ótima durabilidade por conta do material que está presente em sua composição, em geral elas são feitas de:
As válvulas são divididas em três tipos, conhecidas como: monobloco, constituída por um único bloco; bipartida; constituída por dois blocos, divididos simetricamente; e tripartida, constituída por três partes.
Já a passagem de fluxo da válvula esfera é constituída por 2 tipos, que são:
A atuação pode ser feita tanto manualmente, geralmente operada por um funcionário, quanto de forma automatizada, quando são utilizados mecanismo eletrônicos para operar a peça no movimento de abertura e fechamento do controle de fluxo.
Fale conosco para solicitar um orçamento ou tirar suas dúvidas através do seu canal de comunicação de preferência. Estamos sempre disponíveis para nossos clientes.