A válvula borboleta manual pertence à família de válvulas ¼ de volta, são conhecidas assim por que não necessitam de um giro completo para a sua abertura ou fechamento, é necessário apenas um movimento de 90º. São responsáveis por regular o fluxo de fluidos em uma tubulação. Ela basicamente é constituída de uma haste, na qual a extremidade discoide está alocada de modo aderente à uma sede circular.
Existe uma grande variedade válvulas borboletas, que se diferenciam muitas vezes por seu tamanho e estrutura. Os materiais mais comuns utilizados na fabricação dessa válvula são: ferro fundido, termopolímeros e cerâmico, suas dimensões podem variar de 1,5 a 600 polegadas.
As válvulas borboletas se diferenciam entre LUG e WAFER, conheça mais:
Válvula borboleta de LUG: semelhante a uma válvula de esfera de 3 peças, a válvula borboleta de LUG possui 3 peças, em que uma extremidade da linha pode ser retirada sem causar nenhum efeito no lado oposto. Vale ressaltar que não é preciso desligar todo o sistema para limpar, inspecionar, reparar ou até mesmo substituir uma válvula borboleta.
Válvula borboleta WAFER: basicamente essa válvula tem como função reter uma vedação para assim proteger contra a pressão direcional dupla diferencial no fluxo de fluido. O que evita qualquer tipo de refluxo, graças a sua vedação bem ajustada.
A válvula borboleta manual pode ser utilizada em uma ampla gama de aplicações, como: durante o fornecimento de água, tratamento de efluentes, proteção contra incêndios, suprimentos de gás, nas indústrias químicas e petrolíferas, em sistemas de manuseio de combustíveis, etc.
Para saber mais ou adquirir a sua válvula borboleta manual, entre em contato com a Carboflour, empresa com anos de experiência nesse segmento.
Fale conosco para solicitar um orçamento ou tirar suas dúvidas através do seu canal de comunicação de preferência. Estamos sempre disponíveis para nossos clientes.